Agencia Cow
O QUE É INBOUND MARKETING?

O QUE É INBOUND MARKETING?


O que é Inbound marketing?

Você sabe o que é Inbound Marketing? Já ouviu falar? Se você tem uma empresa e já possui investimentos e maturidade nas estratégias direcionadas ao marketing digital, então precisa saber mais sobre esse conceito.

Popularizado em 2019 nos Estado Unidos através do livro de Brian Halligan e Dharmesh Shah, “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, o Inbound Marketing ganhou força rapidamente pelo mundo e se tornou uma das estratégias mais completas e adaptáveis para qualquer tipo de empresa na obtenção de resultados a partir do meio digital. A premissa do inbound visa aplicar uma metodologia que utiliza o meio focado em: atrair potenciais clientes, conquistar sua confiança e estabelecer um relacionamento que o direcione para o momento da compra.

Por que a metodologia é tão poderosa?

O grande fato é os tempos mudaram e a internet está totalmente integrada a praticamente todos os hábitos da nossa rotina, e com isso o consumo e a geração de negócios através do marketing digital revolucionou o mercado e o posicionamento estratégico das empresas.
Investir no marketing tradicional (outbound) é 62% mais caro que o Marketing Inbound.

Perceba, a internet é uma fonte inesgotável na produção de conteúdo impactando milhares de pessoas ao redor do mundo a cada milésimo de segundo, e isto faz com que o poder de deter a informação mude de lado. Através do acesso o público é quem definitivamente escolhe e busca a informação que lhe interessa. O foco agora é comportamento, você vai entender. 

Pois é, isto porque a internet colocou nas mãos do consumidor o poder de decisão. E certamente todos passarão por lá antes de fazer a sua escolha.

Como funciona o Inbound Marketing.

O novo foco é o interesse e o comportamento do usuário na internet, a base da estratégia digital é construída através da produção de conteúdo relevante sobre o seu negócio ou produto, direcionado ao seu público alvo, entendendo a forma como o consumidor pensa, com o que ele interage e como ele chega ao momento ideal de compra

São definidas fases de Atração, Conversão, Relacionamento, Vendas e Análise.

Um conjunto de estratégias é aplicado para cada etapa do projeto, com o intuito de educar o potencial cliente (lead) conduzindo até a compra ou entregando ao time de vendas da empresa: 

Entenda cada uma.

Atração:
A primeira etapa é atrair a atenção do consumidor.
Através de produção de conteúdo relevante para ele produzido e publicado em seu blog, e distribuído pelos diversos canais na internet (redes sociais, Google, e-mail e etc…) gera-se mais visitas para o site da sua empresa, base de toda estratégia. 

Por que um Blog? Afinal, você não vai construir todo seu legado na terra de terceiros (Facebook,Instagram, Twitter...), vai? E se por anos você tivesse investido todas suas forças no Orkut? Cuidado o mundo dá voltas, e cada vez mais rápidas;

Conversão: Após atrair a atenção do visitante chega a hora de captar seus dados.
Como se faz? Através da mesma premissa: conteúdo relevante. Porém, nesta fase se oferece um material mais profundo de interesse, chamado de conteúdo rico, em formato de eBook, planilha, infográfico, dentre outros. Em troca o “lead” fornece seus dados para acessar o material, os quais são qualificados através das respostas obtidas de perguntas importantes para a empresa, com a intenção de reconhecer o perfil, o momento atual e a probabilidade de se tornar um cliente. Quanto custa sua equipe de vendas abordar um cliente sem perfil e no momento errado da compra;

Relacionamento: Nesta etapa criam-se laços de relacionamento da marca com o consumidor, os leads são nutridos com informações relevantes e de valor sobre o seu negócio ou produto conforme o seu perfil de comportamento, no intuito que avancem para o próximo passo. Esta fase é essencialmente importante na estratégia, pois é o contato mais estreito e direto com o público, levando em conta suas características e desejo, assim conduzindo-o aos indícios de uma oportunidade real de compra.

Vendas: A etapa de venda pode se concretizar de duas formas basicamente: finalizando a compra no website (um ecommerce, por exemplo), ou entregando a oportunidade para o setor comercial da empresa (serve também para vendas mais complexas, aplicando Inbound Sales, por exemplo). Este alinhamento sempre deve estar traçado em fluxo como as demais etapas anteriores, entre marketing e vendas, assim conectando os propósitos através do planejamento.    

Análise: Um dos grandes diferenciais do Inbound Marketing é justamente o fator métricas. Todo o processo é rastreável, e por isto é possível medir indicadores de cada etapa. O ganho em otimizações nas campanhas, controle de gastos, melhorias e ajustes em cada fase analisando os resultados, têm impacto direto nos custos e lucratividade, mais especificamente estamos tratando de ROI (retorno sobre o investimento).

Para a realização de cada etapa dentro do projeto de Inbound Marketing utilizam-se diversas técnicas que envolvem:

• Otimização e geração de tráfego website;
• Produção de conteúdo; Blog, Redes Sociais, Ebooks, guias e infográficos; 

• SEO e SEM;
• Links patrocinados - Google, Face Ads, dentre outros;
• Gestão de redes sociais;
• Criação de Landing Pages (páginas de captura); 

• Gerenciamento de leads;
• Automação de marketing inteligente;
• 
Campanhas e disparo de e-mails marketing;
• Dentre outras estratégias mais avançadas.

Aqui na Agência Cow usamos todo o controle do projeto via RD Station:

O que é um Funil de Vendas.

Através do Funil de Vendas conseguimos mensurar e monitorar cada etapa a ser percorrida pelos leads. Assim através da análise das taxas de conversão de cada etapa do mercado, e benchmarking de cada setor, é possível ter uma previsibilidade e escalar os resultados do seu negócio.


 

Implementando o Inbound Marketing.

Você já sabe o que é Inbound Marketing e percebeu toda a sua importância e poder da estratégia. O mais impressionante e fator de grande sucesso da metodologia, é que ela pode ser aplicada para qualquer negócio, independente do tamanho e segmento.

Os resultados em vendas e previsibilidade das ações são fantásticos.

Quer entender mais sobre Inbound Marketing e saber como aplicar ao seu negócio?

Veja como a COW virou case de sucesso em inbound marketing na Resultados Digitais, aplicado para o mercado de tatuagens.

 





TOP