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PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

O processo de venda é algo complexo. Levar o cliente desde o primeiro contato com a empresa, seja online ou não, até o pós-venda exige bastante trabalho e muita estratégia. Por isso, ter um planejamento do que precisa ser feito em cada área da empresa é essencial. Sem uma boa estratégia de marketing digital, provavelmente, a sua empresa conseguirá alcançar as metas e o objetivo final com facilidade.

Por isso, montar essa estratégia é a primeira coisa que se deve fazer para alcançar o sucesso. E, para ajudá-lo nessa caminhada, montamos abaixo um passo a passo. Confira!

Passo 1: defina os objetivos

É claro que o primeiro passo é saber aonde se quer chegar, qual é o seu objetivo principal com essa estratégia. Ter maior alcance? Conseguir leads? Fidelizar clientes? Converter leads em clientes? Só depois de traçado o objetivo, é possível começar de fato a sua estratégia de marketing digital. Afinal de contas, os conteúdos para converter leads em clientes são um pouco diferentes quando pensamos em atrair visitantes para o seu site.

Passo 2: quais KPIs olhar

KPIs são indicadores de performance, são eles que vão permitir que a sua equipe acompanhe o desempenho da estratégia. Assim, ela saberá o que está dando certo, o que precisa mudar e o que precisa ser melhorado. São muitas as informações e você precisa saber quais delas são relevantes para a sua estratégia.

Digamos que você acabou de lançar o blog da sua empresa e precisa saber se os conteúdos estão realmente cumprindo o seu papel, ou seja, está atraindo visitantes. Então, você quer saber qual o número de acessos que o seu site está recebendo. Nesse caso, esse é indicador adequado.

Passo 3: determine a persona

Pense em uma pessoa que quer tudo e não quer abrir mão de nada. O que ela faz? Atira para todos os lados. Essa é uma estratégia que não dá muito certo, especialmente quando o assunto é a sua empresa. Você precisa determinar quem será a sua persona, ou seja, para quem os seus produtos e serviços serão ofertados. É muito melhor direcionar os esforços da sua equipe e as finanças do seu empreendimento para uma pessoa que realmente precisa do que você tem a oferecer.

Passo 4: criação de conteúdo

Agora que os pontos principais foram estabelecidos é hora de começar a pensar no tipo de conteúdo que a sua empresa vai produzir. Blog posts, redes sociais, vídeos para as redes e canal do YouTube, entre tantos outros. Cada tipo de conteúdo deve ser pensando em como e de que forma deseja atingir quem recebe. 

Por exemplo, um e-book é um material muito bom para converter visitantes em leads. Conteúdos de blog topo e meio de funil também são ótimos para atrair visitantes para o seu site. Essa é uma excelente estratégia de conteúdo para uma empresa que deseja maior visibilidade nesse momento. 

Passo 5: escolha as mídias

Em quais mídias você vai interagir com a sua persona? Isso precisa ser pensado para reunir os seus esforços em um direcionamento. Por exemplo, a sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. Inicialmente, você pode focar nas que são relevantes para o seu negócio. Por exemplo, tem uma loja de roupas? Então, o Instagram é a melhor opção.

Viu como montar uma estratégia de marketing digital não é difícil? Porém, é necessário conhecimento técnico sobre o assunto e algumas ferramentas para tornar o trabalho mais fácil.

Que tal fazer a estratégia de marketing da empresa com quem entende do assunto? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas!

 




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