Agencia Cow
BRAINSTORMING

BRAINSTORMING


Com o aumento da concorrência e da exigência por produtos e serviços cada vez melhores, as empresas precisam, a cada dia mais, desenvolver novas ideias para atrair o público e se destacar no mercado. Mas como ter sempre estas novas ideias para colocar em prática? Este problema pode ser solucionado através de um brainstorming.

 

Previsão do tempo para hoje: Uma Tempestade de Ideias.

 

Traduzido do inglês, brainstorming significa “tempestade de ideias”. Essa técnica foi desenvolvida pelo publicitário norte-americano Alex Osborn, em 1942.

Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico.

A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar opções inovadoras que levem um determinado projeto adiante.

 

Os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões, resolver problemas específicosdesenvolver novas ideias ou projetosjuntar informação e estimular o pensamento criativo.

 

Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou nas anotações ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

 

Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas:

  • É proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias, melhor;
  • Nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem;
  • Deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas;
  • Igualdade de oportunidade, todos devem ter chance de expor suas ideias.

 

Colocando em prática uma reunião de braisntorming

A dinâmica da reunião pode ser resumida da seguinte forma:

  1. Explicar o problema;
  2. Cada participante anotar suas ideias;
  3. Apresentar as ideias para o grupo;
  4. Agrupar e condensar as ideias;
  5. Encerramento.

Na prática, existem muitas formas para a reunião de brainstorming.

Você pode montar um quadro com post its e cada participante vai anexando suas ideias, para depois partir para a análise e combinações.

Ou pode falar, em voz alta e sem filtro, para que os pensamentos que vierem sejam expostos.

Quantidade é mais importante do que qualidade em uma reunião de brainstorming. Isso porque não é o momento de julgar, apenas de garantir um alto volume de ideias. Quanto mais, melhor.

Como promove a interação e a valorização de todos os insights, o processo estimula o trabalho em equipe. Assim, uma empresa que investe nessa ferramenta vai contar com um ambiente de trabalho mais adequado e motivado.

Fora isso, os colaboradores envolvidos no brainstorming tendem a ter os níveis de efetividade aumentados. Isso acontece devido à valorização e motivação que eles sentem ao serem envolvidos em uma dinâmica que pode decidir os rumos do negócio. Um sentimento de confiança é gerado por esse fenômeno e é fundamental para otimizar a comunicação interna da empresa.

E aí, tudo pronto para fazer um brainstorming de resultados? Este passo importante é parte integrante de um bom planejamento de estratégias digitais.

Quer saber um pouco mais como montar a sua: baixe gratuitamente nosso eBook - Como Usar o Mkt Digital e comece a inovar no seu negócio.

 

 




TOP