Agencia Cow
BRAINSTORMING

BRAINSTORMING


Com o aumento da concorrência e da exigência por produtos e serviços cada vez melhores, as empresas precisam, a cada dia mais, desenvolver novas ideias para atrair o público e se destacar no mercado. Mas como ter sempre novas idéias para colocar em prática? Este problema pode ser solucionado através de um brainstorming.

 

Previsão do tempo para hoje: Uma Tempestade de Ideias.

 

Traduzido do inglês, brainstorming significa “tempestade de ideias”. Essa técnica foi desenvolvida pelo publicitário norte-americano Alex Osborn, em 1942.

Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico.

A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante.

 

Os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões, resolver problemas específicos, desenvolver novas ideias ou projetos, juntar informação e estimular o pensamento criativo.

 

Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

 

Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas:

  • É proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor;
  • Nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem;
  • Deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas;
  • Igualdade de oportunidade, todos devem ter chance de expor suas ideias.

 

Colocando em prática uma reunião de braisntorming

A dinâmica da reunião pode ser resumida da seguinte forma:

  1. Explicar o problema;

  2. Cada participante anotar suas ideias;

  3. Apresentar as ideias para o grupo;

  4. Agrupar e condensar as ideias;

  5. Encerramento.

Na prática, existem muitas formas para a reunião de brainstorming.

Você pode montar um quadro com post its e cada participante vai anexando suas idéias, para depois partir para a análise e combinações.

Ou pode falar, em voz alta e sem filtro, para que os pensamentos que vierem sejam expostos.

Quantidade é mais importante do que qualidade em uma reunião de brainstorming. Isso porque não é o momento de julgar as ideias, apenas de garantir um alto volume delas. Quanto mais, melhor.

Como promove a interação e a valorização de todos os insights, o processo estimula o trabalho em equipe. Assim, uma empresa que investe nessa ferramenta vai contar com um ambiente de trabalho mais adequado e motivado.

Fora isso, os colaboradores envolvidos no brainstorming tendem a ter os níveis de efetividade aumentados. Isso acontece devido à valorização e motivação que eles sentem ao serem envolvidos em uma dinâmica que pode decidir os rumos do negócio. Um sentimento de confiança é gerado por esse fenômeno e é fundamental para otimizar a comunicação interna da empresa.

E aí, tudo pronto para fazer um brainstorming de resultados? Conte pra gente! A Cow tem muitas ideias para você começar a inovar no seu negócio. Vem pra Cow!

 




TOP