Agencia Cow
COMO USAR ALCANCE ORGÂNICO NO SEU NEGÓCIO?

COMO USAR ALCANCE ORGÂNICO NO SEU NEGÓCIO?


Se analisarmos nossa história veremos que em toda década tivemos revoluções importantes, e agora neste mundo online, temos a revolução digital, onde tudo está conectado, e o mundo como conhecemos está se refazendo. Mas como você pode sair na frente e fazer parte deste movimento?

A primeira coisa a se fazer é estar nas mídias sociais, e aí começar um trabalho direcionado para o seu público ideal, pois hoje a maioria dos clientes analisa o seu produto/serviço através de um telefone ou tablet, em momentos corriqueiros, aí a importância de estar disponível no momento e lugar exato que o seu cliente está te procurando.

Por se tratar de um mercado novo, quando falamos de marketing digital, já surge o “medo” de que pode ser um serviço caro e que você quer aplicar, mas no momento não pode, certo?

E se eu te disser que você pode usar essas ferramentas incríveis DE GRAÇA, SEM INVESTIMENTO PAGO?

Isso se chama ALCANCE ORGÂNICO, e você pode começar a utilizar agora mesmo no seu negócio! Em resumo esta estratégia baseia-se em você desenvolver um interesse no seu público, e que ele mesmo te ajude a divulgar o seu negócio. É o famoso “boca-a-boca” do marketing tradicional, porém nas redes.

Esta estratégia possui algumas peculiaridades, como por exemplo o tempo que você começará a colher os “frutos” deste trabalho. Na divulgação paga, você tem uma velocidade maior e um alcance maior, porém a menos que você continue investindo, a campanha para, certo? Utilizando a estratégia orgânica, quanto mais tempo passa, mais resultados você colhe.

Quais os benefícios de desenvolver uma estratégia de alcance orgânico?

  • Durabilidade:
    Na  estratégia orgânica, quanto mais tempo passa, melhores os resultados, você cria uma “bola de neve” de interesse pelo seu produto/serviço. No prazo de 3 a 6 meses você já pode ter resultados comparáveis ou até melhor que suas campanhas pagas. Lembrem-se que uma ideia dura mais que uma vida se plantada na mente certa.

  • Consistência:
    Melhor do que investir em 10 anúncios aleatórios por pouco tempo, é você ter um anúncio bem direcionado ao seu público, na etapa certa do funil de vendas, pelo tempo que for necessário. Diversas empresas insistem em divulgar massivamente em poucos dias e depois “somem” quando o cliente procura.

  • Conceito:
    Se 100 pessoas estão te indicando, mais 100 ou 200 virão ver o por que. Este é o famoso efeito manada, e um gatilho mental excelente, de prova social. Se 100 pessoas divulgaram o seu restaurante, é porque a comida é excelente, e com certeza mais pessoas virão provar.

 Mas para que você entenda melhor como funciona, e como você pode aplicar no seu negócio, aqui vão algumas dicas práticas:

Facebook:
                Crie campanhas que premie e incentive seu público a te divulgar, dê um brinde ou prêmio para quem apresentar um print de que curtiu e compartilhou sua loja, um desconto para quem avaliar, faça o seu cliente mostrar a satisfação dele pelo seu produto.

Instagram:
                Crie sorteios para quem compartilhar seu produto, use o recurso de adicionar as hashtags relacionadas aos interesses do seu público, e claro que é uma excelente ideia usar as mesmas estratégias do Facebook no Instagram também, afinal você pode criar campanhas interligadas entre as redes, o que melhora ainda mais seu posicionamento nas redes.

Blog/Site:
                Fique de olho no seu Google Analytics, a sua taxa de aproveitamento e tempo de permanência na página pode te mostrar se o público que você está atraindo está gostando do que está vendo. O algoritmo de busca do Google mostra primeiro os que mais “agradam”, e assim você pode saber se está fornecendo o conteúdo certo ou se está na hora de refazer a pesquisa do seu público alvo, ou se o seu produto/serviço está fora de contexto.

Gostou de saber mais sobre alcance orgânico?
Quer saber mais sobre as oportunidades que você tem no marketing digital e melhorar o seu negócio? Curta nossa página e fique por dentro de tudo que acontece nas redes!

 





Tags:
TOP