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COMO USAR ALCANCE ORGÂNICO NO SEU NEGÓCIO?

COMO USAR ALCANCE ORGÂNICO NO SEU NEGÓCIO?


Se analisarmos nossa história veremos que em toda década tivemos revoluções importantes, e agora neste mundo online, temos a revolução digital, onde tudo está conectado, e o mundo como conhecemos está se refazendo. Mas como você pode sair na frente e fazer parte deste movimento?

A primeira coisa a se fazer é estar nas mídias sociais, e aí começar um trabalho direcionado para o seu público ideal, pois hoje a maioria dos clientes analisa o seu produto/serviço através de um telefone ou tablet, em momentos corriqueiros, aí a importância de estar disponível no momento e lugar exato que o seu cliente está te procurando.

Por se tratar de um mercado relativamente novo, quando falamos de marketing digital, já surge o “medo” de que pode ser um serviço caro e que você quer aplicar, mas no momento não pode, certo?

E se eu te disser que você pode usar essas ferramentas incríveis DE GRAÇA, SEM INVESTIMENTO PAGO?

Isso se chama ALCANCE ORGÂNICO, e você pode começar a utilizar agora mesmo no seu negócio! Em resumo esta estratégia baseia-se em você desenvolver um interesse no seu público, e que ele mesmo te ajude a divulgar o seu negócio. É o famoso “boca-a-boca” do marketing tradicional, porém nas redes.

Esta estratégia possui algumas peculiaridades, como por exemplo o tempo que você começará a colher os “frutos” deste trabalho. Na divulgação paga, você tem uma velocidade maior e um alcance maior, porém a menos que você continue investindo, a campanha para, certo? Utilizando a estratégia orgânica, quanto mais tempo passa, mais resultados você colhe.

Quais os benefícios de desenvolver uma estratégia de alcance orgânico?

  • Durabilidade:
    Na  estratégia orgânica, quanto mais tempo passa, melhores os resultados, você cria uma “bola de neve” de interesse pelo seu produto/serviço. No prazo de 3 a 6 meses você já pode ter resultados comparáveis ou até melhores que suas campanhas pagas. Lembrem-se que uma ideia dura mais que uma vida se plantada na mente certa.

  • Consistência:
    Melhor do que investir em 10 anúncios aleatórios por pouco tempo, é você ter um conteúdo postado bem direcionado ao seu público, na etapa certa do funil de vendas, pelo tempo que for necessário. Diversas empresas insistem em divulgar massivamente em poucos dias e depois “somem” quando o cliente procura.

  • Conceito:
    Se 100 pessoas estão te indicando, mais 100 ou 200 virão ver o por que. Este é o famoso efeito manada, é um gatilho mental excelente, chamado de prova social. Se 100 pessoas divulgaram o seu restaurante, é porque a comida é excelente, e com certeza mais pessoas virão provar.

 Mas para que você entenda melhor como funciona, e como você pode aplicar no seu negócio, aqui vão algumas dicas práticas:

Facebook:
                Crie posts que premie e incentive seu público a te divulgar, entregue um benefício para quem apresentar um print de que curtiu e compartilhou sua loja, um desconto para quem avaliar, faça o seu cliente mostrar a satisfação dele pelo seu produto.

Instagram:
                Crie sorteios, regulamentados, para quem compartilhar seu produto, use o recurso de adicionar as hashtags relacionadas aos interesses do seu público, e claro que é uma excelente ideia usar as mesmas estratégias do Facebook no Instagram também, afinal você pode criar campanhas interligadas entre as redes, o que melhora ainda mais seu posicionamento nas redes.

Blog/Site:
                Fique de olho no seu Google Analytics, a sua taxa de aproveitamento e tempo de permanência na página pode te mostrar se o público que você está atraindo está gostando do que está vendo. O algoritmo de busca do Google mostra primeiro os que mais “agradam”, e assim você pode saber se está fornecendo o conteúdo certo ou se está na hora de refazer a pesquisa do seu público alvo, ou se o seu produto/serviço está fora de contexto.

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