Agencia Cow
CRIATIVIDADE É A HABILIDADE MAIS DESEJADA DO MERCADO!

CRIATIVIDADE É A HABILIDADE MAIS DESEJADA DO MERCADO!


A criatividade é para ser levada a sério.

A habilidade se tornará um dos três maiores requisitos para ser um profissional bem-sucedido.

O profissional criativo busca a conexão com informações aparentemente diferentes para construir novas ideias e apresentar algo novo.  A inovação da tecnologia e de produtos, exigem do profissional uma boa dose de criatividade para produzirem sempre algo “fora da caixa”. 

Utilizando as atuais ferramentas de criação, os profissionais buscam assimilar, usufruir e tirar vantagens destes recursos.

Mas é claro que, mesmo com toda a evolução da robótica, as máquinas ainda não possuem a capacidade criativa do ser humano. Hoje, a criatividade já é considerada uma habilidade essencial no mercado de trabalho. Nos próximos anos ela será imprescindível nas empresas.

Uma pesquisa divulgada pela rede social LinkedIn mostra que ter habilidades socioemocionais é, nos dias de hoje, um grande diferencial para quem está competindo no mercado. Segundo os dados levantados, 57% dos líderes seniores dizem que as chamadas soft skills (também conhecidas como habilidades socioemocionais) são mais importantes que as hard skills (competências técnicas).

É um momento que crescem as buscas por competências técnicas ligadas à inteligência artificial, computação em nuvem e raciocínio analítico, demandas como criatividade, persuasão e colaboração estão nos primeiro lugares de pré-requisitos

Liderar times e adaptação são apontados como requisitos importantes em grande parte das vagas postadas no LinkedIn, que funciona como uma rede social voltada para o lado profissional. 

A exigência por esse tipo de competência não se restringe a algumas profissões específicas, sendo necessária em todos os setores da economia.

Portanto, as habilidades técnicas precisarão ser complementadas com fortes habilidades sociais e de criatividade.

Por isso que esse tema vem sendo muito falado entre especialistas e comentaristas da área. Deixando claro que as habilidades humanas parecem estar se tornando mais valorizadas no mercado de trabalho à medida que a tecnologia e a automação avançam, e que tarefas antes executadas por pessoas de carne e osso agora são feitas por robôs.

É claro que existem certos fatores que impedem que as pessoas sejam pouco criativas, como a rotina massacrante do dia a dia, que torna as pessoas semelhantes à uma máquina.

O grande segredo da criatividade é saber se concentrar. Depois, é só sentar e trabalhar. É muito importante se manter bem informado, ler jornais, revistas, livros, assistir filmes, pois é a partir dessas informações que tiramos elementos para fazer o trabalho.

 

Quer desenvolver essa habilidade? Confira algumas dicas:

  • Domine a autocrítica: procure pontos positivos das idéias antes de mostrar os negativos, para desenvolver o julgamento construtivo.
  • Busque o diferente: procure fazer as coisas de forma diferente da usual. Através de analogias e conexões que costumam surgir ideias brilhantes.
  • Aumente seu conhecimento: O conhecimento é a porta para tudo.
  • Distribua sua criatividade: Faça com que uma parte de seus esforços criativos beneficiem outras pessoas além de você.
  • Sonhe com o impossível: Sonhar alto gasta a mesma energia de sonhar pequeno. Alcance seus objetivos.

Mostre o seu potencial e não fique com receio se te acharem diferente.  Essa é a idéia!

E aí?  Preparado para ser mais criativo em seus projetos?

Se você quer desenvolver uma nova habilidade e usar a criatividade, você não pode deixar de ler Gatilhos Mentais

 




TOP