Agencia Cow
OS 7 MAIORES ERROS QUE SUA EMPRESA COMETE NO MARKETING DIGITAL!

OS 7 MAIORES ERROS QUE SUA EMPRESA COMETE NO MARKETING DIGITAL!


Já é sabido que na pós era digital nenhum negócio sobrevive sem estar presente e atuante na internet desenvolvendo estratégia de marketing digital voltadas para o seu nicho.

Mas aplicar estas técnicas de maneira desconexa, soltas, não funciona muito bem. Existe um número quase infinito de conteúdo na internet sobre o que e como fazer marketing digital, chegando a causar ansiedade com o volume de informações e a sensação de não acompanhar.

Mas se você não ligar os “comandos” e seguir uma linha objetiva, nada funciona corretamente e os bons resultados não aparecem.

Os erros mais cometidos pelas empresas vão desde ausência de planejamento até o desconhecimento do seu público alvo.

Vamos ver agora alguns erros que sua empresa pode estar cometendo dentro do digital. 

 

1-    Não planejar as estratégias

Um dos maiores erros cometidos em marketing digital é não planejar uma estratégia.

É um erro pensar que marketing digital é somente criar um perfil nas redes sociais, postar e esperar que apenas curtidas irão aumentar suas vendas.

Você precisa muito mais do que isso, além de planejar muito bem antes de começar. O primeiro passo é fazer um estudo de mercado para conhecer seu público alvo, concorrentes, etc.

Em seguida, elaborar boas estratégias e colocá-las em prática. Você deve analisar as métricas de marketing digital para mensurar os resultados.

 

2-    Não se preocupar com SEO

De nada adianta ter um site atraente e personalizado se ele não é reconhecido pelos buscadores

Dessa forma ele não será encontrado por seus potenciais clientes. Por isso, se você não se preocupar com o SEO poderá levar sua estratégia ao fracasso.

Para seu site aparecer sempre nos primeiros resultados de buscas, você precisa estudar, executar e monitorar as técnicas de SEO. 

Neste post, nos aprofundamos mais no conteúdo. Confira aqui: O QUE É SEO? 3 ESTRATÉGIAS FANTÁSTICAS PARA ALCANÇAR AS PRIMEIRAS POSIÇÕES NO GOOGLE.

 

3-    Não fazer um site para seus clientes

Nada é pior do que não ter um site e apostar tudo nas redes sociais ou outra terra gratuita de alguém. Mas mesmo assim, muitas empresas fazem a lição de casa publicando um site, porém constroem apenas para cumprir esta tabela e logo abandonam tudo, deixando uma imagem piorada do seu negócio no mundo virtual.

O website tem uma função estratégica essencial nas estratégias de marketing digital.

É para lá que você deve levar todo o seu potencial cliente, para sua casa. Ali você se relaciona com ele, mantém ele informado sobre produto, serviço, produz conteúdo de blog periodicamente e educa ele pra alcançar a maturidade de consumir o seu produto, e escala o consumo dele.

Manter seu site atualizado e com informações relevantes para seus clientes é essencial.

Seu público-alvo deve buscar e encontrar soluções dentro dos conteúdos postados no seu site, não somente informações desatualizadas sobre sua empresa. 

Normalmente, as pessoas compram antes de conhecerem sua empresa. Primeiro ela se identifica com seu conteúdo para depois se interessar pela história e acontecimentos do seu negócio.

Não sabe o que postar no seu blog? Baixe aqui gratuitamente nosso eBook 31 tipos de conteúdo para produzir no seu blog. 

 

4-    Fazer spam no lugar do e-mail marketing

Esse é um dos erros de marketing digital mais cometido pelas empresas.

Fazer disparos de email deliberadamente sem um planejamento e uma estratégia é spam. Ninguém gosta de ter sua caixa de emails cheia de mensagens que não são do seu interesse, não é mesmo?

O email marketing é uma técnica para estreitar a comunicação entre a empresa e seus potenciais clientes.

Se atente para alguns pontos para utilizar essa técnica com eficiência:

Personalize os emails e crie linhas de assunto chamativas;

Faça o disparo para uma lista segmentada de pessoas – use sua lista de clientes inativos por mais de 90 dias por exemplo;

Ofereça conteúdo relevante e informativo para gerar engajamento, não somente mande ofertas;

Insira call to action (chamadas para a ação) para estimular o cliente a visitar o site da empresa.

Planeje, de forma equilibrada e periódica, o envio de emails, mas cadencie para não lotar a caixa alheia.

 

5-    Ignorar carrinhos abandonados

Se você tem um ecommerce, essa estratégia é fundamental para conversão. Esses clientes estão a apenas um ou dois cliques de finalizar a compra.

Analise hipóteses que possam lhe dar informações para encontrar resposta dos motivos de abandono.

O processo de checkout dever ser rápido e descomplicado. O cliente deve se sentir seguro ao fornecer as informações para realizar a compra.

Para clientes em evasão nesta fase, aproxime e intensifique o relacionamento com ele, ofereça fretes gratuitos, envie um email para seu cliente lembrando sobre os itens no carrinho, acione gatilhos de desconto com duração de 24 horas para concluir a compra e, dependendo da importância da venda para o seu negócio, ofereça até um canal de suporte para o mesmo.

Assim sua equipe de vendas pode agir e falar diretamente com o cliente em oportunidade.

 

6-    Ignorar o mobile

É muito básico. O acesso mobile já supera o desktop.

Sua marca precisa estar presente neste formato para que seus usuários tenham uma melhor experiência com sua empresa.

Seu site precisa ser responsivo, adaptável para todas as telas de dispositivos móveis.

 

7-    Tentar fazer tudo sozinho

No início você vai tentar. E com muita dedicação vai trazer resultados.

Porém o tempo vai mostrar que o seu negócio não é ficar fazendo marketing digital, e sim focar na sua empresa, nos seus produtos, na sua gestão.

O tempo consumido e o nível de especialização necessária, fazem com que se torne essencial ao longo da caminhada dedicar uma equipe especializada.

 Há duas opções: ou você monta uma equipe interna e vai agregando especialistas, porém os custos vão ficando extremamente altos conforme a equipe cresce (redator, designer, TI, social mídia, etc..).

Ou você opta pela contratação de uma agência especializada, focada em te entregar resultados e apoiar a sua equipe de vendas, sem outras preocupações como: custos trabalhistas, demissões e contratações, equipamentos, e etc...    

Agora você já sabe o que não se deve fazer no marketing digital. Pare e analise suas estratégias. Verifique seus erros e não deixe de pedir ajuda a uma agência especializada em estratégias de marketing! 

Isso pode ser essencial para a sua marca! Vem pra Cow!

Clique aqui e fale com nossos especialistas!

 




TOP