Agencia Cow
TESTE A/B: O QUE É E COMO TESTAR ELEMENTOS

TESTE A/B: O QUE É E COMO TESTAR ELEMENTOS


No mundo digital não tem essa de supor alguma coisa. Ou é, ou não é.

Para isso usamos ferramentas para testar cada ação e os elementos usados, e ver qual será mais atrativo para seu público e com isso gerar mais cliques.

Desta forma, você não perde seu tempo tentando adivinhar o que deve ou não funcionar melhor de acordo com suas personas.

O que são testes A/B

Testes A/B são testes que realizam comparações entre variáveis de marketing, com a função de definir qual variável gera as melhores respostas.

 Por exemplo, você pode testar duas landing pages diferentes e após o processo, determinar qual gera a maior taxa de conversão.

Outro exemplo é o botão de call to action. Selecionando a variável que se quer testar, você coloca os botões em duas cores diferentes, vermelho x azul. Depois é só analisar o que foi melhor em cliques.

Com esse teste A/B você não necessita fazer suposições e permitem que você tome decisões baseadas em números. Isso diminui as chances de erros no futuro.

O que testar

Podemos testar várias variáveis:

Landing pages;

Call to action;

Emails.

Mas você tem uma grade de opções para realizar seus testes e ir aperfeiçoando seus resultados para uma ótima conversão.

  • Títulos;

  • Intertítulos;

  • CTAs;

  • Imagens;

  • Informações sobre um produto numa landing page;

  • Organização dos elementos;

  • URL;

  • Campos de um formulário;

  • Elementos visuais como cores, setas, asteriscos, etc.

Nos testes de emails, você poderá verificar com quais tipos de conteúdo que seu público mais engaja. Somente texto, com imagens, gifs, listas, promoções ou newsletter.

Outros fatores que podem ser testados nos emails são o horário de envio, assunto do email e CTAs.

São muitas as formas para testes que otimiza (e muito), seus resultados.

Agora que você já entendeu um pouco sobre o que é o teste A/B, vou te mostrar como conduzir este teste.

Aposte em ferramentas especializadas

Normalmente, testes A/B são feitos por meio de softwares de automação de marketing ou por ferramentas que realizam estes testes, como o Google Analytics, Optimizely, VWO e o Unbounce.

Significância estatística

Para começar a conduzir um teste A/B é importante determinar a amostragem de pessoas que dará ao seu teste significância estatística.Isto é, quantas pessoas precisam visitar sua landing page, por exemplo, para que seu teste A/B tenha significância estatística?

Para descobrir qual é este número, você pode usar uma calculadora de significância.

Como medir seus resultados

Agora vamos para a última etapa, mas não menos importante: a mensuração dos resultados.

Dê tempo ao tempo

O resultado de um teste A/B pode demorar horas, ou até mesmo alguns dias para ser revelado.

Não adianta ficar monitorando os resultados a cada minuto, porque ainda não são resultados reais. Aguarde.

Normalmente, nos testes de email, o tempo pode ser mais curto, variando de 1 a 3 horas. Tudo depende de quantas pessoas receberam este email. Você precisa aguardar o número de pessoas que receberam e clicaram no seu email alcançando a significância estatística.

Já as landing pages pedem um período de tempo mais longo para realizar resultados significantes. Caso tenha um volume baixo de tráfego, o resultado poderá sair um pouco tardio, mas assertivo.

Recomenda-se o período de 15 a 30 dias para realizar testes A/B em landing pages, devido o volume de tráfego na sua página. Se dentro de 30 dias não sair seu resultado, você poderá começar a pensar em outra estratégia. Talvez o volume de tráfego não foi suficiente para completar o teste.

Gostou do artigo? Agora você já sabe como melhorar sua conversão com um teste prático e que te trará bons resultados para o futuro.

Está sem tempo para realizar os testes nas suas páginas e email? Fale com a gente. Temos uma equipe especializada em conversão. Vem pra Cow!

 




TOP