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PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL

PASSO A PASSO PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL


O processo de venda é algo complexo. Levar o cliente desde o primeiro contato com a empresa, seja online ou não, até o pós-venda exige bastante trabalho e muita estratégia. Por isso, ter um planejamento do que precisa ser feito em cada área da empresa é essencial. Em tempos onde a internet está totalmente integrada a praticamente todos os hábitos da nossa rotina e consumo, sem uma boa estratégia de marketing digital, provavelmente, a sua empresa não conseguirá alcançar as metas e o objetivo final com o cliente.

Por isso, montar essa estratégia básica é a primeira coisa que se deve fazer para alcançar o sucesso. E, para ajudá-lo nessa caminhada, montamos abaixo um passo a passo. Confira!

Passo 1: defina os objetivos

É claro que o primeiro passo é saber aonde se quer chegar, qual é o seu objetivo principal com essa estratégia. Ter maior alcance? Conseguir leads (pessoas que demonstraram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa) ? Fidelizar clientes? Converter leads em clientes? Só depois de traçado o objetivo, é possível começar de fato a sua estratégia de marketing digital. Afinal de contas, um plano com conteúdos para converter leads em clientes é totalmente diferente do que quando pensamos em atrair mais visitantes para o seu site, por exemplo.

Passo 2: quais KPIs olhar

KPIs são indicadores de performance, são eles que vão permitir que a sua equipe acompanhe o desempenho ao longo da estratégia digital, como no inbound marketing, por exemplo. Assim, ela saberá o que está dando certo, o que precisa mudar e o que precisa ser melhorado. São muitas as informações e você precisa saber quais delas são relevantes para a sua estratégia.

Digamos que você acabou de lançar o blog da sua empresa e precisa saber se os conteúdos estão realmente cumprindo o seu papel, ou seja, está atraindo visitantes. Então, você quer saber qual o número de acessos que o seu site está recebendo. Nesse caso, o indicador de tráfego no site é o adequado.

Quer saber um pouco mais sobre métricas e como no inbound marketing todo o processo é rastreável em cada etapa? Clique e conheça mais sobre a metodologia.

Passo 3: determine o público-alvo e a persona

Atirar ás cegas para todos os lados definitivamente não é a melhor forma de alcançar o sucesso. Essa é uma estratégia que não dá muito certo, é custosa e pouco assertiva, especialmente quando o assunto é a sua empresa. Você precisa determinar em primeiro lugar qual o perfil do seu público-alvo, ou seja, para qual tipo de empresas os seus produtos e serviços serão ofertados, em caso de B2B. Microempresas, pequenas, médias, qual setor e segmento?

Assim como quem nesta empresa é o decisor ou forte influenciador, que você falará durante a jornada de compra dele, esta será a sua persona. Defina características como: idade, sexo, cargo, desafios que ela enfrenta, que tipo de soluções procura, quais assuntos sobre o seu produto ou serviço interessariam e assim por diante.
É muito melhor direcionar os esforços da sua equipe e as finanças do seu empreendimento para os perfis que realmente precisam do que você tem a oferecer.

Passo 4: criação de conteúdo

Agora que alguns dos pontos principais foram estabelecidos é hora de começar a pensar no tipo de conteúdo que a sua empresa vai produzir. Blog posts, redes sociais, vídeos para as redes e canal do YouTube, entre tantos outros estão no contexto de marketing de conteúdo. Cada tipo de material deve ser pensando em como e de que forma deseja atingir quem recebe. 

Por exemplo, um e-book é um material muito bom para converter visitantes em leads. Conteúdos de blog topo e meio de funil também são ótimos para atrair visitantes para o seu site. Essa é uma excelente estratégia de conteúdo para uma empresa que deseja maior visibilidade nesse momento. 

Sabendo da dificuldade que surge quando, ao começar uma estratégia de Marketing Digital, todo profissional de marketing encontra essa frente chamada Marketing de Conteúdo. 

Agência Cow desenvolveu e separamos aqui pra você o eBook - O guia definitivo do Marketing de Conteúdo. Faça o download gratuitamente.

Passo 5: escolha as mídias

Em quais mídias você vai interagir com a sua persona? Isso precisa ser pensado para reunir os seus esforços em um direcionamento. Por exemplo, a sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais. Inicialmente, você pode focar nas que são relevantes para o seu negócio. Por exemplo, tem uma loja de roupas? Então, o Instagram provavelmente é a melhor opção.
Através das redes sociais é possível criar campanhas para segmentar e distribuir seu conteúdo baseado em determinação do perfil (características e interesses), bem como a exata localidade e
 dentre outros pontos de segmentação no alcance das suas postagens e ofertas. 

Para começar o seu negócio da forma correta no Facebook e Instagram, acesse o eBook - O guia do marketing no Facebook. 

Viu como montar uma estratégia de marketing digital não é uma missão impossível? Porém, é necessário conhecimento técnico sobre o assunto e algumas ferramentas para tornar o trabalho mais fácil.

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